Josie e as Gatinhas” foi o título que o desenho “Josie and the Pussycats” recebeu no Brasil. Teve apenas 16 episódios em uma única temporada (12 de setembro de 1970 a 2 de janeiro de 1971). A série trazia shows e aventuras de uma banda formada por três garotas adolescentes – Josie, Melody e Valerie. Valerie, a mais inteligente do grupo, foi uma das primeiras personagens negras dos desenhos animados. As três tinham a companhia dos irmãos gêmeos Alex e Alexandra, do fortão Alan e do gato Sebastian. Os personagens foram criados pelo cartunista americano Dan DeCarlo (1919-2001) para quadrinhos lançados pela editora Archie Comics em fevereiro de 1963.
Quem levou “Josie e as Gatinhas” para a TV foram os Estúdios Hanna-Barbera. A ideia era aproveitar o sucesso do desenho “The Archie Show”, que trazia também uma banda jovem ficcional. “The Archies” acabou colocando a música “Sugar, Sugar” no topo das paradas de 1969. Vendeu 6 milhões de cópias da música. Diante de tanto sucesso foi criada uma banda para fazer shows.
Dan DeCarlo serviu o exército americano na Segunda Guerra. Em 1945, na Bélgica, ele conheceu a modelo francesa Josie Dumont (1923-2012). Como ela não falava inglês e ele não falava francês, os dois começaram a se comunicar por desenhos. Josie foi a inspiração para Josie McCoy, líder da banda. Num cruzeiro que fizeram pelo Caribe, Josie Dumont apareceu com uma roupa com estampas de pele de leopardo e assim nasceu a personagem. Os quadrinhos foram lançados inicialmente como “She’s Josie”. Passaram a se chamar apenas “Josie” em 1965 e “Josie and The Pussycats” em 1969. Também em 1969 houve a troca de uma integrante. Saiu Pepper e entrou Valerie.
Houve ainda uma segunda série chamada “Josie e as Gatinhas do Espaço” (1972-1974), sem o mesmo sucesso.
Ruiva de cabelos curtos, Josie é a líder e cofundadora das Pussycats. Ela é a vocalista e toca violão. Retratada como uma adolescente doce, atraente e equilibrada, Josie geralmente é o centro estável no meio do caos em torno de sua banda e seus amigos.
A cofundadora e baterista dos Pussycats (ela também cantou ocasionalmente para a série de TV), Melody é uma loira fofa e geralmente fala com uma voz de canção, denotada pelas notas musicais em seus balões de desenhos animados. Ela é uma espécie de personagem distraída e borbulhante, frequentemente levada a usar linguagem tola e sem sentido, e fornece muito do alívio cômico da série.
Valerie faz back-up de vocais (nos quadrinhos, desenhos animados e filmes) e, ocasionalmente, canta o (quase sempre na série de TV) para os Pussycats. Nos quadrinhos e no filme, ela toca baixo; nos desenhos animados, ela toca pandeiro. Ela também é a principal compositora do grupo e ocasionalmente é vista tocando instrumentos diferentes. Na revista em quadrinhos, ela substituiu Pepper, uma morena de óculos de mente afiada.
Rico, temperamental e covarde, Alexander é o gerente desajeitado e não muito confiável das Pussycats. Ele muitas vezes recebe o grupo em água quente por causa de seus esquemas promocionais loucos. Alexander usa óculos escuros com frequência e gosta de exibir sua riqueza, tipicamente vestindo roupas extravagantes e caras.
Alexandra é tecnicamente um personagem de apoio, mas muitas vezes ofusca o resto do elenco em ambos os quadrinhos e os desenhos animados. Se ela é mais velha ou mais jovem do que Alexander é discutível, ela o chama de “irmãozinho” e ele a chama de sua “irmãzinha”.
Sebastian é um gato Tuxedo e o ajudante de Alexandra. Nos quadrinhos, Sebastian é a reencarnação de Sebastian Cabot, um ancestral praticante de bruxaria da família Cabot.
Alan M. Mayberry (conhecido como “Alan M.” nos quadrinhos, e simplesmente como “Alan” na série de desenhos animados) é um cantor folk alto, loiro e musculoso que serve como roadie das Pussycats. Ele também é namorado de Josie, mas Alexandra está constantemente tentando ganhar um encontro com ele.