










Astronauta (cujo verdadeiro nome é Astronauta Pereira, sim, o nome dele é “Astronauta” mesmo) é o grande herói interplanetário da galeria de personagens principais da Mauricio de Sousa Produções.
Conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro dos quadrinhos, “Astro”, como é chamado pelos amigos, é um dos principais integrante da BRASA (“Brasileiros Astronautas”). Apareceu pela primeira vez em 1963, em tiras do jornal Diário de São Paulo, com páginas dominicais coloridas. Suas aventuras espaciais o levam para os mais distantes pontos do universo, em histórias carregadas de humor e ação. Para a sua sorte, tem um traje espacial dado pelos Homens-Geléia superequipado que o ajuda em suas jornadas. Sua única companhia é o Computador, com a dupla salvando um povo ou querendo voltar pra terra encontrando obstáculos no caminho.
Volta e meia retorna à Terra para matar saudades. Mas de tanto viajar e direcionar suas prioridades somente ao seu trabalho, o nosso herói acabou perdendo sua antiga namorada de infância, a Ritinha, que se casou com um coronel por medo do solteirão do espaço trocá-la uma qualquer do universo, além de que Astronauta nunca a via com frequência. Desolado, suas histórias remoíam um “será” de como sua vida poderia ser se focasse mais em sua família, transformando nosso explorador em um solitário viajante. Mas isso não o impede de continuar suas buscas por novas vidas e civilizações fora do nosso planeta.





