Cinderella (prt: A Gata Borralheira ou Cinderela; bra: Cinderela) é um filme estadunidense de animação, dos gêneros comédia musical, romance e fantasia lançado em 1950. É baseado no conto de fadas homônimo de Charles Perrault, é o décimo segundo longa-metragem de animação dos estúdios Disney. O filme foi dirigido por Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson com produção de Walt Disney.
Possui duas continuações lançados diretamente em vídeo: Cinderella II: Dreams Come True (2002) e Cinderella III: A Twist in Time (2007)[8] e uma adaptação em live-action de 2015, dirigido por Kenneth Branagh.[9] Em 2018, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso sendo “cultural, historicamente ou esteticamente significativo”.
Cinderella, convive com sua madrasta Lady Tremaine, e suas meias-irmãs não biologicas. Obrigada a trabalhar como criada para a casa, Cinderella tem como seus amigos os animais com que convive. O reino onde mora está agitado, devido ao baile que ocorrerá no castelo, com a presença do príncipe. Lady Tremaine planeja levar suas duas filhas ao baile, com esperança que uma delas case-se com o príncipe. Porém Cinderella não pode ir, mas surpreendentemente surge a Fada-madrinha, que dá a Cinderella um belo vestido. Mas há uma condição: Cinderella tem de voltar antes da meia-noite, ou então a magia acabará.[11][12]